Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Dona Zeni Zavelinski finalmente reencontra seus familiares em Laranjeiras do Sul


Dona Zeni ansiosa esperando a chegada de sua filha


Momento do emocionante encontro entre dona Zeni e sua mãe dona Iracema


Dona Zeni Zavelinski concecendo entrevista para a imprensa presente


Repórter Vanice Fiorentin da TV Tarobá entrevistando mãe e filha


Cesar Minotto, responsável pelo blog Olho Aberto Paraná concedendo entrevista à TV Tarobá relatando sobre o primeiro contato do caso que foi repassado através dele junto a Ação Social de Laranjeiras do Sul

Uma saudade que acabou após 39 anos sem notícias

A angústia de dona Zeni Zalevinski (54 anos) de estar longe de seus entes queridos acabou com muita emoção na tarde desta terça-feira (20) em Laranjeiras do Sul. O encontro com sua mãe dona Iracema Pereira e seus familiares aconteceu por volta das 14 horas na Secretaria de Ação Social de Laranjeiras do Sul. Zeni chegou juntamente com um assistente social da prefeitura que a acompanhou ontem (19) durante o seu depoimento para a Polícia Civil sobre as acusações de maus tratos que sofreu nestes últimos 39 anos.

Segundo matéria da Gazeta do Povo publicada nesta terça-feira, dona Zeni confirmou perante a autoridade policial que realmente sofria maus tratos e que era vigiada por um casal de idosos que reside no centro de Curitiba. Entrevistada pela imprensa presente durante o reencontro com sua família, Zeni Zavelinski confirmou que era tratada de forma estúpida pela família com que estava vivendo na capital do Estado.

“Eu só saía para fazer compras e pegar doces na padaria perto onde eu morava”, respondeu dona Zeni quando questionada pela repórter Vanice Fiorentin da TV Tarobá - um dos veículos de imprensa presentes no momento do emocionante encontro.

Uma nova vida espera agora por Zeni Zavelinski, de acordo os familiares, tanto que sua mãe, dona Iracema, até brincou durante a entrevista “primeira coisa que ela vai fazer é ir ao dentista ajeitar os dentes, aliás, vamos as duas”, descontraiu com seus 78 anos. Os familiares informaram que já tem um quarto esperando pela nova hóspede, que agora estará segura aos braços da família que nunca a apagou de suas lembranças.

A secretária de Ação Social, primeira-dama Eliza Regina Gemelli da Silva – grande responsável por dar a notícia para dona Iracema de que sua filha tinha sido encontrada - não pôde comparecer ao reencontro porque de última hora teve contratempos familiares e se deslocou à Curitiba.

Entenda o caso

Curitiba, 13/10 - Zeni acusa o casal com quem morava de maus-tratos e cárcere privado. Em 1971, Zeni Zavelinski é levada de casa, na comunidade rural de Rio Laranjeiras, na zona rural de Laranjeiras do Sul. Segundo familiares, ela teria ido morar com uma família em Irati.

Curitiba, 14/10 - Na quarta-feira da semana passada, o advogado Aristides Athayde é comunicado por um guardador de carros que uma mulher era mantida em cárcere privado. Ele e dois policiais militares vão até o prédio. A Delegacia da Mulher de Curitiba instaura um inquérito e Zeni é encaminhada para a Fundação de Ação Social de Curitiba, que entrou em contato com o blogueiro Cesar Minotto após realizar pesquisa na internet sobre notícias de Laranjeiras do Sul e encontrou o endereço do blog Olho Aberto Paraná, que colheu as informações e repassou o caso para a Secretaria de Ação Social.

Laranjeiras do Sul, 15/10 – A secretária de Ação Social, primeira-dama Eliza Regina Gemelli da Silva juntamente com uma equipe da Ação Social se dirige até a cabeceira do Rio Laranjeiras (zona rural) e localiza os familiares de dona Zeni Zavelinski. A equipe é acompanhada pelo blogueiro Cesar Minotto e pela repórter Marilete Eleutério (Jornal Correio do Povo do Paraná).

Curitiba, 19/10 - Zeni e o tio, Amauri Zavelinski – que foi levado para acompanhar a liberação legal da mesma junto ao abrigo de proteção à testemunhas do FAS, foram ouvidos numa delegacia de Curitiba.

Laranjeiras do Sul, 20/10 – Dona Zeni encara uma viagem de cerca de 360 km para reencontrar após 39 seus familiares na Secretaria de Ação Social de Laranjeiras do Sul.

Jornalista Dennis Migliorini / Jornal Xagu RBI

Comentário do Jacu:

Parabéns a todos os envolvidos neste processo que culminou o reencontro entre mãe e filha após 39 anos - blog Olho Aberto Paraná e Secretaria de Ação Social (primeira-dama Eliza Regina Gemelli da Silva). Foi de matar o Jacu de vergonha uma pergunta feita a dona Zeni por uma repórter com nome de marca de carro, se ela alguma vez nestes 39 anos tinha sido CASADA... Poxa né, se vivia em cárcere privado e nem permissão para passear tinha, nunca que ia casar não é mesmo?? É prá acabá!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem