Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Desabafo de um ex-petista

Carta comunicando a Justiça Eleitoral a desfiliação do jornalista Dennis Migliorini em 3/07/2009:

Muitos amigos me perguntam hoje: nossa, você com adesivo do 45 no seu carro, apoiando o Beto Richa, o que aconteceu?

Para todos explico por que (graças a Deus) não sou mais PT, pertencendo a uma família com sobrenome conhecido que se dedicou quase 20 anos na construção desse partido em vários municípios da Cantuquiriguaçu, principalmente em Laranjeiras do Sul.

Ontem acompanhando o Twitter, uma amiga antropóloga que vive na ponte área Alemanha-Brasil, residente em Curitiba, comentou que voltou do comício no Sítio Cercado (pior, o Lula deu outro nome a este lugar: "Cercado Novo", pois nem sabia aonde e para quem estava discursando), e percebeu que a maioria das pessoas eram cabos eleitorais contratados. Não existiam mais aqueles petistas ideológicos assistindo os discursos dos seus candidatos autênticos.

Hoje vejo uma coligação “tampão” e suja criada simplesmente para ganhar a eleição no Paraná; montada para vencer a mudança, sem critérios partidários, ideológicos e morais. Afinal no mesmo palanque Requião que falava mal de Osmar em 2006, o mesmo Osmar que até o ano passado inflamava discursos contra Lula e o Governo do PT na tribuna do Senado. E pior: no outro lado do palco Gleisi Hoffmann, mulher do ministro que Requião o acusou por maracutaias no setor férreo e por ser dono de uma rádio ao sul do mundo em aquisição duvidosa, fato amplamente divulgado pela imprensa estadual.

Mas voltando dos meus motivos de não ser mais PT e o que respondo sempre aos meus amigos, é simples: o PT como aquele visto no comício da última quarta-feira (22) no “Cercado Novo”, é a mesma gentalha da ala do “Campo Majoritário” que infestou os diretórios municipais do PT nos municípios da Cantuquiriguaçu, manipulados pelo deputado federal André Vargas, o expoente da “direita do PT” no Paraná.

Em 2007 tive uma grande decepção com uma pessoa que considerava um amigo e grande companheiro de PT em Laranjeiras do Sul, fui literalmente traído por uma atitude que transcendeu o interesse particular e acabou com uma amizade que tinha de lutas junto com a minha família. Mas isso ainda me fez acreditar que o PT tinha gente boa e poderíamos mudar a realidade nos quadros do partido, pelo menos em Laranjeiras.

Já passado as eleições de 2008 em Rio Bonito do Iguaçu, mesmo derrotados nas urnas, percebi que tive prestígio por um grande companheiro chamado Joel Moreira, tive a honra de integrar sua equipe na administração e hoje me sinto feliz de estarmos juntos na eleição de Beto Richa.

O ex-prefeito Joel Moreira foi o único companheiro dentro do PT que realmente valorizou meu trabalho e me respeitou como ser humano na questão profissional.

Tive após este período outras decepções com pessoas do PT que eram de convívio diário e que eu tinha grande respeito – as admirava como pessoa e em sua atitude profissional de defender os mais fracos através da lei. É triste saber que pessoas que você confiava falavam-lhe por trás, enfiando-lhe um punhal gelado, fazendo uma publicidade irreal de vossa pessoa.

Mas hoje dou graças a Deus os acontecimentos que me aborreceram no passado com a política e com os companheiros, serviu para abrir meus olhos perante a quem realmente é meu amigo e quem sempre foi falso. Surgiram novas amizades e admiração de pessoas que até então eu as considerava adversárias, me receberam tão bem nos quadros da campanha do Beto Richa, dos eventos do PSDB e hoje me sinto valorizado e respeitado pelo meu trabalho como jornalista e formador de opinião. Conheci pessoas como o deputado Valdir Rossoni e o ex-prefeito Luiz Cesar Baptistel (Zinho) da cidade de Marquinho que demonstraram que além do convívio político, há um convívio de amizade, respeito e admiração.

Dennis Migliorini com Beto Richa em evento recente

Hoje estou aqui pedindo o seu voto a Beto Richa, ao 45 da mudança no Paraná e ao José Serra 45, pois sou companheiro de quem é meu companheiro. Se os petistas da região costumam trair os seus companheiros de anos de luta, imagine o que poderão fazer com o povo onde só lembram deles durante o período eleitoral.

Eu posso ter mudado de lado político, mas nunca mudei meu caráter e minha integridade. Hoje acredito que estou do lado certo, onde não há ciumeiras doentias e práticas de prejudicar o próximo, sem trairagens “dentro da própria casa”.

Descobri com os novos companheiros muito mais amizade do que os quase 20 anos que minha família se dedicou a construir um PT que hoje pra mim é uma "falsa esquerda" que usa as pessoas e não as respeita, fazendo nas quatro paredes de seus gabinetes o que fazem todo dia no vaso sanitário, como as essas denúncias de quebra de sigilo fiscal dos adversários ou a essas da Dona Erenice na Casa Civil.

Aprendi com muito custo hoje que política não são os partidos políticos nem as cores das bandeiras. Vota-se nas pessoas e não nas siglas.

Dennis Migliorini é jornalista e ex-petista


Fonte: http://olhoabertopr.blogspot.com/2010/09/desabafo-de-um-ex-petista.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem