Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Laranjeiras: Volta às aulas terá protocolo especial


A prefeitura de Laranjeiras do Sul, divulgou na segunda-feira (5) o Decreto 064/2021, homologando o protocolo de um possível retorno das atividades presenciais nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e das escolas da Rede Municipal de Ensino. A família terá total liberdade para decidir em relação em enviar ou não o aluno na aula presencial. No entanto, é necessário que, em casos de mudança de opinião, a família do aluno deve comunicar a direção da escola, onde o aluno estiver matriculado.

 

Formas de Retorno

 

Muito se fala em retorno presencial, remoto e/ou híbrido. A Secretaria de Educação esclarece que o retorno remoto será em formato obrigatório, ou seja, se a família optar em não levar o aluno ou o mesmo tenha que ir à escola em semanas alternadas, ele obrigatoriamente terá de fazer atividades remotas para computar os dias letivos. O formato presencial só será possível nos casos em que os pais autorizarem e que a sala tiver um número de alunos que permita o afastamento social necessário. Nas turmas com grande número de alunos retomando será aplicado o sistema híbrido para que possa ser mantida uma distância de segurança entre os colegas. Neste caso, grupos de uma mesma turma se revezam entre uma semana e outra nos formatos presencial e remoto.

 

Como será o retorno?

 

As primeiras turmas (alunos acima de 4 anos) devem iniciar as atividades presenciais provavelmente no dia 20 de julho. A volta dos alunos deverá obedecer ao distanciamento necessário e uso de máscara, será necessário a higienização constante das mãos, haverá aferição de temperatura e alternância de grupos para evitar aglomeração. A Secretaria de Educação e as unidades escolares já se organizaram na aquisição de insumos necessários para garantir a segurança, como termômetros e tapetes sanitizantes, além de Equipamentos de Proteção Individual. É importante neste momento a parceria com as famílias no sentido de orientar os alunos quantos aos cuidados necessários no retorno à escola.

 

Quem pode voltar?

 

Neste primeiro momento não há previsão de data para o retorno presencial dos alunos de zero a três anos e também não poderão voltar os alunos pertencentes ao grupo de risco. Poderão escolher pelo retorno presencial somente os pais de alunos acima de 4 anos de idade. 

 

No protocolo de Laranjeiras do Sul, retorno somente será possível a partir da aplicação de uma série de protocolos rigorosos de segurança, que incluem uso obrigatório de máscara de proteção facial, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social. A entrada e saída dos estudantes também ocorre de forma organizada e por turmas, sendo cada período específico para uma delas, evitando aglomerações. Num primeiro momento serão atendidos os alunos acima de 4 anos de idade. 

 

Neste período, elas ainda não são obrigatórias, cabendo aos pais escolherem se enviarão ou não os filhos à escola, além de permanecerem em formato híbrido e escalonado. “É claro que não será uma situação de total normalidade. Isso só vai acontecer quando todos estiverem vacinados. Mas fizemos um planejamento para que todos que queiram possam retornar para a sala de aula. Vamos adotar um sistema híbrido, mas as nossas crianças terão a oportunidade de frequentar as aulas de forma presencial”, explica a secretária de Educação Maria Luiza Simões Nunes dos Santos.

 

RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

 

O retorno das atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino de Laranjeiras do Sul, ocorrerá de modo progressivo, com o atendimento de 50% (cinquenta por cento) da quantidade total de alunos em sala de aula, com a realização de atividades presenciais e encaminhamento de atividades domiciliares (Ensino Semipresencial), com o sistema de escalonamento semanal, considerando cada etapa de ensino: O retorno deverá ocorrer de maneira escalonada, semanalmente. Ou seja, uma proporção da turma em atendimento presencial e outra parte da turma em atividades não-presenciais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem