Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Quedas do Iguaçu: Prefeitura entrega botijões de nitrogênio, sêmen e equipamentos para inseminação


Segundo Secretaria de Agricultura a nova aquisição da prefeitura irá fornecer o material por pelo menos quatro anos aos produtores rurais

A prefeitura de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) realizou a entrega nas novas dependências da Secretaria de Agricultura de sêmen para bovinos leiteiros raça holandês Jersey e Pardo Suíço e nitrogênio líquido para pelo menos quatro anos além do material que se utiliza para as inseminações como luvas, palhetas, termômetros entre outras coisas.

O prefeito Elcio Jaime da Luz acompanhado da vice Edith Maier e do secretário Alcindo participaram do repasse.

São basicamente 35 botijões que estão no interior do município e o pessoal fazem a inseminação para os seus vizinhos ou comunidade onde estão inseridos e colocam numa planilha todas as realizadas e um vez por mês é abastecido com nitrogênio e sêmen pré-determinada a data para o pessoal treinados e capacitados com o curso de inseminação (inseminadores comunitários).




Foram adquiridos mais cinco botijões novos podendo assim ampliar o serviço gradativamente. “Basicamente são feitas 300 inseminações por mês chegando a quatro mil por ano e o nitrogênio conforme vai baixando o nível dos botijões que são especiais todo mês é completado com o líquido”, comentou o secretário de Agricultura Alcindo Penso.

“O apoio do governo municipal melhora a qualidade genética do rebanho, promove economia aos nossos produtores, por isso estamos investindo nesse setor, um dos mais importantes”, destacou o prefeito Elcio.

O objetivo segundo Penso é “eliminar a inseminação via touro (natural) pelo animal ser disseminador de doenças, principalmente brucelose, tuberculose entre outras, sendo ainda possível saber qual é a progênie (raça)”. “É claro que com isso estamos melhorando a genética do rebanho unindo isso a pastagem de boa qualidade, manejo e alimentação adequada a ideia é aumentar a produção do município” finalizou.

 

Via JExpoente

https://www.jexpoente.com.br/2021/07/20/prefeitura-entrega-gratuitamente-a-produtores-rurais-botijoes-de-nitrogenio-semen-e-equipamentos-para-inseminacao-artificial/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem