Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Por meio de indicação, vereadores solicitam criação de canil municipal em Laranjeiras do Sul


"Para que não represente um incentivo ao abandono, a ação não pode ser isolada, devendo ser adicional às políticas de castração e conscientização", disseram os propositores.

Diante da presença constante de animais de rua em Laranjeiras do Sul, sendo muitos vítimas de maus-tratos e abandono, os vereadores Darci Massuqueto e Ivaldonir Panatto pediram ao Poder Executivo que construa um canil municipal. Conforme o pedido, realizado por meio da indicação 281/2021, o objetivo é criar um abrigo a fim de monitorar a população de cães e controlar a proliferação de doenças.

Para os vereadores, a ação não pode ser isolada, devendo representar um adicional às políticas de castração e conscientização, sobretudo, para que não incentive o abandono. “Trata-se de criar iniciativas conjuntas, pois o canil deve caracterizar um espaço de acolhida e atendimento veterinário, mas que seja local de passagem para os animais, pois com apoio da sociedade, eles podem posteriormente ser adotados", sugeriram.

Assim, os vereadores entendem que o número de cães e gatos em situação de abandono no município, a exemplo de outros centros, é imensurável. “O canil não resolve o problema, mas servirá de suporte para atendimento e acolhida temporária, a exemplo do auxílio à castração de fêmeas, que demanda atenção especial”, defenderam. Os vereadores, que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), também reafirmaram total apoio à criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, cujo projeto recebeu aprovação unânime pela CCJ nesta semana.

 

Via Ascom/CMLS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem