Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Polícia Federal prende jovem acusado de planejar atos terroristas no Paraná


Ele foi recrutado por grupos radicais islâmicos pela internet e ameaçado realizar ato terrorista suicida. Prisão aconteceu em Maringá, no norte paranaense

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (2), um jovem suspeito de participar da organização de atos de terrorismo e de manter contato com grupos radicais islâmicos no exterior. Durante o cumprimento dos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Maringá (PR), os policiais apreenderam uma espingarda calibre 32 e várias réplicas de armas.

De acordo com a PF, o jovem, que não teve a identidade revelada, teria uma “visão religiosa extremista e violenta, com potencial para provocar atos definidos em lei como terrorismo”. A investigação aponta ainda que ele foi recrutado por grupos extremistas pela internet.

O preso teria manifestado a intenção de ir para outros países, como o Iraque, para integrar organizações consideradas terroristas, segundo nota emitida pela Polícia Federal. O jovem é ainda acusado de postar vídeos em grupos de internet em que aparecia com capuz, exibia armas, munição e equipamentos militares e ameaçava realizar ato terrorista suicida.

A investigação aponta que o preso tinha treinamento para uso de armas e que mantinha contato com grupos radicais religiosos, “podendo a qualquer momento ou oportunidade fechar o ciclo para a consumação de ato terrorista”.

Ele já responde a ações por homicídio, posse de drogas, posse irregular de arma de fogo e tentativa de roubo. Caso seja julgado e condenado pelo crime de terrorismo, o suspeito pode pegar até 30 anos de prisão, de acordo com a Lei de Enfrentamento ao Terrorismo.

O nome da operação, Trastejo, faz referência a um defeito comum em instrumentos de corda, que prejudica a emissão dos acordes. O preso se identificava nas redes sociais como professor de música.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem