Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Prudentópolis quer oferecer refúgio a ucranianos que fogem da Guerra


Informa o G1 que a Prefeitura de Prudentópolis, na região central do Paraná, encaminhou ofício, na última quinta-feira, 24, para Ternópil, cidade da Ucrânia, oferecendo refúgio para moradores do país frente ao ataque da Rússia. Leia na íntegra abaixo.

Prudentópolis, maior comunidade ucraniana do Brasil, é considerada cidade-irmã de Ternópil, segundo a prefeitura. A distância entre Ternópil e Kiev, capital do país e um dos alvos da Rússia, é de 461 quilômetros. Não há informações sobre conflitos em Ternópil.

"Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, diz trecho da nota, referenciando a data de chegada dos primeiros imigrantes ucranianos à Prudentópolis, em 1896.

Dados da prefeitura indicam que entre os 52.776 moradores de Prudentópolis, cerca de 75% têm descendência ucraniana.

O documento, assinado pelo prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler (DEM), foi endereçado ao prefeito Serhij Nadal. O ofício, traduzido por membros da comunidade ucraniana do município paranaense, diz que a cidade está pronta para "prestar ajuda no que for preciso".

 

Confira a nota completa:


Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 500 mil ucranianos e descendentes vivem em terras brasileiras, o que representa a quarta maior comunidade do mundo.

Via G1 | Editado por Pio do Jacu


COMENTÁRIO DO JACU:

A GUERRA É UMA MERDA... E que o povo ucraniano resista logo contra essa invasão do Putin maldito. Sem justificativa. Pra que serve a ONU e a OTAN que não enviam tropas lá para ajudar o povo ucraniano? Parabéns ao povo de Prudentópolis!

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem