Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Denúncia: Upa Santana em Ponta Grossa trata idosos com descaso total



É de arrepiar e de dar desespero o descaso da UPA Santana em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. 

A Secretaria de Saúde é comandada pelo secretário Rodrigo Daniel Manjabosco, que pelo jeito não tá manjando nada do que tá ocorrendo nessa UPA – e quem sabe nas demais da cidade. Provável que a prefeita, professora Elizabeth Schmidt nem saiba do que acontece por lá. 

Acontece que a avó materna no editor do Pio do Jacu, com as iniciais M.N.M., 92 anos, está passando por um sofrimento terrível por sua idade avançada, devido ao desorganizado atendimento da UPA. E que isto sirva de alerta a todos os idosos que lá passam diariamente em busca de atendimento emergencial.

Dona M.N.M, chegou com dores na manhã desta segunda-feira, 28, na referida UPA. O médico que a atendeu, diagnosticou que ela deveria passar por uma cirurgia de emergência na vesícula e abriram pedido na central de leitos, sem resposta de confirmação de vaga. Mesmo ela que queixando de dores, foi mandada pra casa. 

Durante a noite, a dores pioraram e ela foi levada pelo SAMU novamente para a UPA. Depois de duas horas aguardando atendimento numa maca colocada no corredor, outra médica que a atendeu deu diagnóstico diferente, afirmando que o caso não necessitava de cirurgia, mas que não havia vaga para acomodá-la em uma local apropriado. 

Ela acabou sendo largada no corredor da UPA, mesmo sendo paciente com idade avançada e de alto risco, correndo o perigo de contrair diversas infecções e até mesmo doenças como a Covid-19. Na foto abaixo é possível ao fundo ver que outra idosa numa cadeira de rodas, também está largada no corredor.  

Isso é um total não cumprimento do Estatuto do Idoso, onde prevê que eles são prioridade no atendimento emergencial conforme texto da lei, retirado do site da Câmara dos Deputados:

"Atualmente, a Lei 10.048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos (60 anos ou mais), mas não faz distinção entre eles. Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade.

O texto vigente do Estatuto do Idoso, por sua vez, prevê, entre os idosos, prioridade especial aos maiores de 80 anos em relação aos demais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias"




Vômito no chão da Upa ficou horas sem ser limpado 


A família está desesperada atrás de vaga em unidades hospitalares até em outros municípios, porque a Saúde em Ponta Grossa parece estar jogada às traças. Um dos familiares registrou a cena de um vômito de um paciente no chão da UPA, onde fazia horas que estava ali aquela nojeira. Ninguém teve o desplante de limpá-lo, conforme imagem acima. 

Essa situação deplorável deve ser denunciada ao Ministério Público e o Paraná inteiro precisa saber como é a saúde em Ponta Grossa.

Se você tiver alguma denúncia contra o atendimento da saúde em Ponta Grossa, entre em contato conosco pelo Whatsapp (41) 998336836 enviando relato e fotos. Sigilo absoluto. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem