Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Câmara dos Deputados em votação histórica aprovam piso nacional da enfermagem


Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 04, por 449 a 12, a criação do piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20) em uma votação em histórica. A proposta agora segue para a sanção presidencial, mais ainda depende de acordo sobre as fontes de financiamento. 

Com a aprovação, o salarial inicial dos enfermeiros passa para R$ 4.740,00, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

De acordo com a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto só irá à sanção presidencial após promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/15, aprovada em fevereiro deste ano, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A votação da proposta foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que também participaram pela manhã de uma sessão solene no Plenário em homenagem à Semana Brasileira da Enfermagem.

Os 12 deputados que votaram contra são: Adriana Ventura (Partido Novo-SP), Enrico Misasi (PV-SP), Gilson Marques (Novo-SC), Kim Kataguiri (União-SP), Lucas Gonzales (Novo-MG), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Paulo Eduardo Martins (PP-PR), Paulo Ganime (Novo-RJ), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Vinicius Poit (Novo-SP).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem