Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Rio Bonito do Iguaçu: Incra via Governo Bolsonaro irá fazer mutirão para entregas de títulos a assentados do Marcos Freire nesta semana


Técnicos do Incra já estão em Rio Bonito do Iguaçu para realizar um mutirão de serviços e também, segundo informações fazer entregas de alguns títulos para famílias do assentamento Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu a partir desta segunda-feira, 29, na sede comunitária da localidade de Centro Novo. 

O mutirão seria uma continuidade do trabalho iniciado pela associação de assentados “Beira Rio”, que em 2019 uma equipe do INCRA está em Rio Bonito do Iguaçu, no Marcos Freire, para mutirão de regularização de assentados. “Seria um trabalho técnico, livre da politicagem dos últimos dois anos. Técnicos ajudando a vida de assentados e continuando a luta que iniciamos com a Associação, com a empresa Líder Topografia, por meio poucas lideranças políticas empenhadas no assunto e com um grande trabalho dos técnicos do Incra iniciado há três anos atrás”, diz a fonte que tem amplo conhecimento do assunto. A quantidade de títulos que deverão ser entregues não foi oficialmente divulgada. 

Segundo postagem oficial da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, com um vídeo do prefeito, é exaltado esse trabalho de mutirão do Incra junto aos assentados que aguardam isso há mais de 25 anos e agora está se tornando realidade a titularização no Governo Jair Bolsonaro.

De acordo com a informação oficial, os trabalhos dos técnicos irá se estender até 02 de setembro, fica estipulado horário de atendimento, todos os dias, das 9 à 17 horas. Entre os principais assuntos do mutirão de serviços, regularização e atualização cadastral do beneficiário na plataforma de governança territorial, PGT e SIPRA; desbloqueio de beneficiário; emissão do CCU; emissão de relatório de conformidade para beneficiários aptos para titulação e supervisão ocupacional no Assentamento.

Em nenhum momento o prefeito ou qualquer outro organizador do mutirão cita o empenho do Governo Federal, tentando esconder o feito do presidente Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos técnicos do Incra do Paraná na entrega e viabilização desses títulos. No Brasil, no atual governo já entregou títulos para mais de 300 mil famílias, na maioria de mulheres chefes de família. Talvez seja por conta do período eleitoral qual veda citar o nome de candidato, mas aqui vamos relembrar que esse feito está acontecendo no atual governo, algo jamais visto nos governos passados do PT e PSDB. 

Segundo nossa fonte técnica, deputados petistas que angariam muitos votos nos assentamentos de Rio Bonito do Iguaçu nas últimas eleições como professor Lemos (estadual) e Zeca Dirceu (federal) teriam fomentado nos bastidores para que esse mutirão não ocorresse no município, bem como demais procedimentos para entregas dos títulos, pois o discurso contra o presidente poderia enfraquecer nessas bases eleitorais. 

Da mesma forma, o MST no Pará recentemente impediu a entrada de técnicos do Incra para entregar títulos em assentamentos, conforme matéria veiculada no Canal Rural e repercutida no perfil do deputado federal Paulo Martins (PL), conforme imagem abaixo.


https://www.instagram.com/p/Chc_UJKvHMR/


Confira trecho da matéria do site do Canal Rural a respeito:


Uma entrega de título de domínio de propriedade programada para ocorrer nesta quinta-feira (18), em assentamento localizado em Parauapebas (PA), não foi concluída por causa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), acusa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com nota oficial divulgada pelo Incra na noite de quinta, o evento que iria contemplar famílias que vivem no assentamento Palmares foi impedido por “representantes caracterizados do movimento [MST]”. “[Eles] Manifestaram-se causando tumulto e impedindo o direito legal dos beneficiários do assentamento de receber o documento definitivo do lote explorado por cada família”, afirma o órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Suspendeu a entrega dos títulos para as famílias, que já poderiam ter sido tituladas desde 2006” — Incra

“Em virtude do fato lamentável, o Incra suspendeu a entrega dos títulos para as famílias, que já poderiam ter sido tituladas desde 2006 e somente agora estão conquistando os seus documentos definitivos”, pontuou o Incra. Por ora, o órgão não divulgou a previsão de uma nova data para contemplar esse grupo de assentados — mas ressaltou que a entrega será feita em algum outro momento.

https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/incra-acusa-mst-de-impedir-entrega-de-titulos-em-assentamento/

Parabéns a todas a mais de 500 famílias do assentamento Marcos Freire que serão contempladas pela primeira fase de entrega de títulos definitivos nos assentamentos em Rio Bonito do Iguaçu, considerado os maiores da América Latina. Algo que está se tornando realidade no governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Postagem original da página da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu:

https://www.facebook.com/riobonitodo.iguacupr/posts/pfbid0poCHtXt5pKZ9Ci4ZdRzFkPVuK5kifYrh29LRwBoZn1xZzAnjdsXWKYiEnvmPqJYdl

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem