Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Operação da PF prende falsos turistas que faziam tráfico de drogas em vários Estados


Uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Civil e Interpol prendeu nesta-feira, 20, prendeu várias pessoas que faziam parte de um grupo de mandava drogas para o exterior usando “mulas” como falsos turistas, correndo o risco de retornarem ao país levando e trazendo entorpecentes sintéticos. Ao todo foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Foram cumpridos 7 mandados de prisão preventiva no Brasil, três na Europa (dois na Espanha e um em Portugal). Também foram expedidos 80 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de ordens de bloqueio de contas bancárias, sequestros e apreensões de imóveis e veículos de luxo, visando a descapitalização dos grupos.

A investigação que levou à Operação Duplo Risco começou em 2017. A PF contou, no decorrer da operação, com o apoio das Polícias Espanhola, Suíça e Portuguesa e nesta terça-feira conta com o apoio aéreo da Polícia Militar.

Foram expedidos mandados nas cidades:

Arapongas (PR): 1

Ribeirão Preto (SP): 1

Contenda (PR): 1

Curitiba (PR): 58

Fazenda Rio Grande (PR): 5

Francisco Beltrão (PR): 1

Mandirituba (PR): 1

Paranaguá (PR): 1

Pinhais (PR): 1

Piraquara (PR): 2

São José dos Pinhais (PR): 6

Balneário Camboriú (SC): 1

Barra Velha (SC): 1

Investigações

Durante a investigação, a PF descobriu todas as etapas do trabalho das quadrilhas, desde a cooptação de aliciados (vulgarmente chamados de “mulas”), a preparação das malas contendo a droga, a compra de passagens e hospedagens, a orientação e os roteiros para aliciados, até a última etapa, consistente na entrega da droga para os traficantes no exterior.

As pessoas aliciadas eram preparadas para se passarem por turistas e assim levar a droga para o exterior, em especial para a Europa, Ásia e Oriente Médio. Por vezes, as organizações criminosas convenciam os aliciados para levarem seus próprios filhos menores nestas viagens, como mais uma forma de tentar ludibriar a fiscalização.

Estes grupos causaram grave prejuízo social, uma vez que cooptam jovens que não possuem histórico criminal, geralmente pessoas de baixa renda, sob promessas de lucros fáceis e exorbitantes, iludindo-os com a possibilidade de viagens à Europa com todas as despesas pagas, inclusive aquisição de vestuário para a viagem.

COMENTÁRIO DO JACU:

Parabéns a ação em Força Tarefa e quem sabe isso dá uma segurada em quem quer ganhar dinheiro fácil indo pra Tailândia ou Indonésia e volta dentro de uma caixinha. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem