Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Laranjeiras: Com alto risco de infestação, secretaria de saúde convoca população a intensificar combate à Dengue

O risco de Laranjeiras do Sul ter uma epidemia de dengue é real. Isso porque conforme o resultado do último LIRA (Levantamento de Índice Rápido e Amostral), o Município está com índice de 4,5% de infestação da dengue, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. O mosquito aedes aegypty, é o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. 90% dos focos foram encontrados em residências.

É sabido que grande parte da proliferação do mosquito acontece em terrenos com entulho. Por este motivo, o prefeito Berto Silva se reuniu nesta quinta-feira, 23, com o secretário de Saúde, Valdecir Valicki; chefe do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto e com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz de Andrade Aquiles, para definir a intensificação da fiscalização. “Todos os proprietários de lotes irregulares serão notificados, e quem não cumprir, será multado. Precisamos reverter este quadro o antes. Por isso conto com a colaboração de todos”, afirmou o prefeito Berto Silva.

Atualmente, Laranjeiras do Sul tem seis casos confirmados de dengue, sendo quatro autóctones – quando a infecção é contraída na própria cidade - e dois importados – quando a infecção acontece em outro município. Os sintomas da doença são febre alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor no fundo do olho, dor de cabeça, vômitos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo e dor muscular. Conforme os dados do LIRAa, apesar do índice geral ser de 4,5%, há regiões da cidade que o número é ainda maior.

Durante a realização do LIRAa é realizado técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Dessa forma, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente são inspecionados novamente. 

Segundo a Secretaria de Saúde, o momento é de mobilizar toda a família para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos do mosquito. 

“O combate à Dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

NÚMEROS

De acordo com o 2º Levantamento realizado no mês de março de 2023, o Índice Rápido e amostral (LIRAa), apresentou os seguintes números nos bairros de Laranjeiras do Sul:

Palmeiras: 6.1%

Monte Castelo: 6.0%

São Francisco: 5.1%

Centro: 4.9%

Água Verde: 4.8%

São Miguel: 4.6%

Presidente Vargas: 4.6%

Cristo Rei: 3.8%

Nossa Senhora Aparecida: 2.1%

Índice geral de infestação em Laranjeiras do Sul: 4.5%

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem