Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Ídolo eterno do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos no RJ

Zagallo foi tetracampeão mundial como jogador, técnico e auxiliar técnico (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-atleta e ex-técnico vencedor de vários títulos, faleceu no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 5, aos 92 anos, devido a múltiplos problemas de saúde. A assessoria de Zagallo divulgou uma nota nas redes sociais confirmando o óbito na madrugada deste sábado, 6. 

Zagallo foi o único jogador de futebol a ganhar quatro vezes a Copa do Mundo. Ele nasceu em Atalaia (AL) e jogava como ponta-esquerda. Ele começou sua carreira no America-RJ, onde foi campeão do torneio de amadores do Rio de Janeiro. Ele também venceu o Torneio Início do Carioca, em 1949. 

Em 1950, ele se transferiu para o Flamengo. No clube rubro-negro, ele conquistou três vezes o Carioca, de 1953 a 1955. Depois da Copa do Mundo de 1958, ele foi para o Botafogo, onde ganhou dois estaduais, a Taça Brasil e formou uma grande equipe com Garrincha, Didi e Nilton Santos. 

Zagallo se destacou pelos clubes do Rio de Janeiro e chamou a atenção da Seleção Brasileira, pela qual foi campeão das Copas de 1958 e 1962. Ele era famoso pela sua rapidez, sua visão de jogo e seus movimentos ágeis. 

Aposentadoria e trajetória como técnico

Zagallo se aposentou dos gramados em 1966 e começou a trabalhar como técnico no Botafogo, nas categorias de base. Ele treinou o time principal do Glorioso e do Flamengo, além de outros clubes como Vasco, Fluminense, Bangu, Portuguesa e Al-Hilal, da Arábia Saudita. 

Zagallo continuou sua ligação com a Seleção Brasileira depois de parar de jogar. Ele foi o técnico do Brasil nas Copas de 1970 e 1994, sendo o único a conquistar quatro vezes o Mundial. Seu último trabalho foi em 2006, como integrante da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem