Ads Area

Propaganda Pio do Jacu

Morre a Rainha Elizabeth aos 96 anos, a monarca mais antiga do Reino Unido


A Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte e soberana do Commonwealth morreu nesta quinta-feira, 08, aos 96 anos. A rainha morreu em uma de suas residências que localiza-se em Balmoral, na Escócia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Elizabeth II detinha o mais longo reinado da história inglesa e o segundo mais longo da história das monarquias. Seu filho mais velho, o até então Príncipe de Gales Charles, é o novo Rei. Ainda não se sabe se ele adotará um novo nome ou se será Charles III. Elizabeth reinava desde 1952, quando seu pai, o Rei Jorge VI, faleceu.

Conhecida por sua disciplina no serviço ao país, Elizabeth trabalhou até às vésperas da sua morte, tendo recebido a nova primeira-ministra eleita na última terça-feira (06/09) em atenção à liturgia da investidura dos chefes de governo. Ao todo, foram 15 primeiros-ministros durante seu reinado, sendo três mulheres. Curiosamente, a nova primeira-ministra Liz Truss também se chama Elizabeth.

Um dos últimos atos de Estado de Elizabeth II foi uma mensagem dirigida aos brasileiros por meio do Presidente da República Jair Bolsonaro saudando os 200 anos da Independência do Brasil. Leia a mensagem abaixo:

“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”.

A rainha com sua linha sucessória: o filho Charles, o neto William e o bisneto George, os próximos monarcas do Reino Unido.

Monarca estava sob supervisão médica; últimos anos foram marcados por problemas de saúde.

O comunicado sobre a saúde da rainha se deu depois dela cancelar presença remota em uma reunião do seu Conselho Privado.

Charles III é o novo Rei


Com a morte da mãe dele, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira, 08, ele assumiu o trono automaticamente, mas a cerimônia de coroação pode levar meses

Com a morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos nesta sexta-feira, 08, seu filho primogênito, Charles assumiu o trono do Reino Unido.

“A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, afirmou Charles em nota escrita publicada pelo Twitter oficial da monarquia britânica.

“Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma mãe muito amada”, acrescentou.

Charles III é o monarca britânico mais velho a assumir a coroa, aos 73 anos. Devido à idade avançada de Elizabeth, Charles já assumia deveres do trono, como em maio deste ano, quando ele a substituiu na cerimônia de abertura do Parlamento Britânico.

Como parte dos primeiros atos de seu reinado, Charles deverá participar de uma audiência com a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, e realizar um pronunciamento à nação.

A cerimônia de coroação dele, porém, pode levar meses, informou a agência de notícias americana Associated Press.

Seu novo título é rei Charles III. Ele mantinha o título de herdeiro do trono, príncipe de Gales, desde os nove anos.

Charles nasceu em 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca britânico. Ele tinha apenas 3 anos quando Elizabeth assumiu o trono.

Em 1981, ele se casou com Diana Spencer, conhecida como a princesa Diana. Eles tiveram dois filhos, o príncipe William, atual herdeiro ao trono, e o príncipe Harry, que, em 2020, abdicou de seu título sênior da família real

O casal se separou em agosto de 1996. Charles se casou com a sua atual esposa e nova rainha consorte do Reino Unido, Camilla, em 2005, cerca de oito anos após a morte de Diana.

Conhecido por seu apego ao ambientalismo, ele terá a tarefa de suceder sua mãe, que governou por sete décadas, o maior reinado da história do país, e que definiu a manutenção da confiança do povo britânico na coroa.

Charles já esteve no Brasil pelo menos quatro vezes, em 1978, 1991, 2002 e 2009.

COMENTÁRIO DO JACU:

A Rainha Elizabeth II é a mais longeva monarca das últimas décadas e o verdadeiro símbolo do Reino Unido e sempre se portou discretamente e com altivez, mesmo com problemas familiares do agora Rei Charles III e da falecida Princesa Diana. Nosso total respeito ao povo britânico. Que descanse em paz. 

Postar um comentário

0 Comentários

Top Post Ad

Below Post Ad