Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Laranjeiras: Semusa inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19


Primeira fase da campanha contempla grupos prioritários, como idosos acima de 70 anos e imunocomprometidos que tenham pelo menos duas doses com vacinas monovalentes

 A Secretaria da Saúde de Laranjeiras do Sul inicia, nesta segunda-feira (27), a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 com doses do imunizante da Pfizer. Todas as sete Unidades Básicas de Saúde ofertarão a vacina. Não é necessário o agendamento.

 

Nessa primeira fase, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência, os chamados asilos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses e conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, por isso é um reforço importante, especialmente para os grupos considerados de risco”, explica a coordenadora do setor de epidemiologia do município, enfermeira Patrícia Massuqueto. 

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico). 

Próximas etapas

A segunda etapa, prevista para iniciar a partir do dia 6 de março, atenderá idosos da faixa etária entre 60 a 69 anos. A terceira será voltada para gestantes e puérperas, a partir do dia 20 de março.

Já a quarta etapa, prevista para iniciar no dia 17 de abril, atenderá trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes, população privada de liberdade (PPL), funcionários do sistema prisional (FSP), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, com idade entre 12 a 18 anos.

A equipe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde alerta que os cronogramas poderão sofrer alterações, conforme a disponibilidade de doses.

Via Secom/LDS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem