Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Prefeitura de Laranjeiras do Sul reforça campanha sobre o Setembro Amarelo, a valorização da vida e a saúde mental

No dia 10 de agosto foi celebrado mundialmente o dia de Prevenção ao Suicídio. Porém as ações referentes à campanha acontecem durante todo o mês. Em referência a essa data, a campanha Setembro Amarelo, em Laranjeiras do Sul, promoverá ações durante o mês. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do assunto. 

O tema da campanha desse ano é “Se precisar, peça ajuda”. Por isso é tão importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por uma situação de crise e momentos difíceis saibam aonde buscar ajuda, a fim de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema.

Em Laranjeiras do Sul, as ações serão desenvolvidas pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. Entre as atividades que serão desenvolvidas no município, teremos no dia 20 de setembro, atividade em alusão ao Setembro Amarelo com entrega de flores amarelas e folders informativos na Praça José Nogueira do Amaral e no comércio, através de parceria com o Rotary Clube. Já no dia 21 de setembro, no Clube da Terceira Idade, a partir das 13h30, teremos uma capacitação para os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem sobre a conscientização e prevenção ao suicídio. 

SINAIS DE ALERTA

Existem alguns sinais que podem nos mostrar que uma pessoa está sofrendo, pensando ou planejando suicídio e, portanto, estar em risco.

Muitos desses sinais que os indivíduos dão podem significar que a pessoa está pensando em suicídio como forma de aliviar sua dor emocional, mas que ao mesmo tempo deseja viver sem a dor, obter alguma ajuda ou forma de evitar suicídio.

SINAIS COMPORTAMENTAIS

Mudanças bruscas de atitudes, resolver assuntos pendentes, isolamento, decidir fazer um testamento e sem explicação dar ou devolver seus bens.

SINAIS VERBAIS

Frases que podem ser interpretadas como uma despedida, dizendo de maneira direta ou indireta que a pessoa não estará viva num futuro próximo porque está pensando em suicídio. 

-Eu não estarei aqui no próximo ano

-Você não me verá aqui de novo

-Eu não posso mais aguentar

-Em quero dormir e nunca mais acordar

-Não quero mais viver

COMO AGIR DIANTE DE UMA PESSOA SOB RISCO DE SUICÍDIO

-Escute com atenção

-Seja sensível ao sofrimento dela e acolha o que ela fala

-Evite julgá-la e desmerecer seu sofrimento

-Ajude a buscar locais e serviços de saúde onde ela possa obter a ajuda adequada

CAPS 

O CAPS de Laranjeiras do Sul, atende pessoas com a demanda de álcool e drogas. A equipe profissional está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento e seus vínculos sociais. Ele funciona como portas abertas para tratamento de dependentes de álcool e outras drogas e transtornos mentais graves, severos e persistentes com encaminhamento das Unidades de saúde. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem