Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Vergonha: Câmara de São José dos Pinhais vai abrir CPI por falta de merenda Escolar; Secretário de Educação renunciou

Vereadores assinam o pedido de abertura de CPI da merenda em São José dos Pinhais (Foto: CMSJP)

Vergonheira - A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, decidiu ao final da sessão ordinária de ontem, 05, abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de merenda escolar na Rede Municipal de Ensino da cidade. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Allas Siqueira (PRD/Antigo PTB). 

A CPI deverá ser composta por cinco vereadores e os trâmites legais da comissão serão realizados nos próximos dias. 

Devido ao escândalo da falta de merenda nas escolas que ocorre há dias, após a troca da empresa fornecedora, no início da tarde de terça-feira o então secretário de Educação, Aldrian Matoso, renunciou ao cargo. 

Também foram discutidos na sessão da Câmara outros problemas relacionados à educação no município, dentre eles falta e atraso na entrega de uniformes para os alunos e ausência de transporte escolar em algumas regiões. Há falta de obras e reparos nas instituições, além de falta de vagas em creches. Um caos. 

O problema ocorreu com o contrato emergencial da Prefeitura de São José dos Pinhais com a Objetiva Serviços Terceirizados Ltda, que foi assinado no dia 23 de novembro a um custo de R$ 24 milhões. Não foi programado uma licitação formal meses antes do término do contrato com a empresa anterior, qual foi contratada esta às pressas, gerando todo o transtorno. 

O problema da distribuição de merenda já começou no primeiro dia de serviço, quando faltou comida para as crianças, muitas delas tendo que comer pipoca na escola feita pelas cozinheiras das instituições. Em reportagem para a RPCTV, muitas mães que trabalham o dia todo, relatam que seus filhos durante o dia só conseguem comer nas escolas, pois elas não tem condições de saírem do horário de trabalho para alimentá-los. 

Com o gravíssimo problema, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que suspendeu nesta quarta-feira, 06, as aulas em 20 das 60 Escolas Municipais e em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Vereadores da base querem abandonar

Há informações que três vereadores da base da prefeita Nina Singer (Cidadania), querem abandoná-la diante da situação de caos na educação em São José dos Pinhais. 

Durante a sessão, vários deles solicitaram a retirada do secretário de Educação, Aldrian Matoso, que horas depois “pediu demissão”. 

Em discurso, o vereador Sinésio cobrou sobre obras nas escolas, Smeis e os orçamentos que vem sendo apresentados fora da realidade e também porque a licitação que venceu em 2022 da merenda escolar, não foi realizada devidamente em 2023. 

O vereador Feneme cobrou sobre a falta de merenda, considerando uma vergonha mães terem que abandonar o emprego por não poderem deixar seus filhos nas creches. Também disse que mesmo sendo da base da situação, tem que se abrir uma CPI para retirar o secretário. 

O vereador professor Abelino cobrou que o atual grupo político que está na prefeitura sabe fazer campanha, mas não sabe cuidar das pessoas e mostrou um vídeo da RPCTV mostrando que as creches e escolas não foram servidas no último dia 1o (sexta-feira) pela nova empresa licitada via contrato emergencial. Relatou que uma criança se engasgou após comer uma laranja na escola após uma educadora se ver obrigada a servir isso ao menor, pois não tinha a merenda tradicional. 

Foi cobrado também porque o agora ex-secretário de Educação era um jornalista e não alguém com experiência na área. 

O vereador Gilberto em seu discurso repudiou a situação e disse que isso nunca tinha acontecido antes em São José dos Pinhais. 

Nas falas finais, o presidente da Casa, Allax Siqueira começou seu discurso comparando a situação da falta de merenda com a descrita na Bíblia, onde Herodes queria matar crianças de até dois anos de idade, temendo a chegada do Messias Jesus Cristo. 

Em seguida, o presidente relatou sobre as outras situações caóticas da educação no município: falta de uniforme, falta de transporte; sobre obras necessárias nas unidades educacionais e a falta de vagas em creches. Em seguida, Allax anuncia a abertura da CPI para investigar todas essas situações, onde a prefeita Nina Singer provavelmente será convocada para dar explicações. 

Logo após, os parlamentares seguiram a pé rumo à prefeitura. Segundo eles, o objetivo era se reunir com a prefeita Nina Singer para identificar um plano de ação.

Há dois dias, a entrega de merenda para as crianças matriculadas em escolas municipais está prejudicada. A informação oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais é que a empresa contratada para a merenda não está cumprindo o contrato e foi notificada diante da não entrega.

Assista o momento em que o presidente da Câmara anuncia a CPI:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem