Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Nova Laranjeiras recebeu a 2ª Jornada da Natureza com a presença de ministros do governo federal

Foi a primeira vez que Sonia Guajajara visitou uma TI do Paraná como ministra. (Foto: Juliana Barbosa)

A Terra Indígena (TI) Rio das Cobras, localizada em Nova Laranjeiras, na região Centro-Sul do Paraná, recebeu a 2ª Jornada da Natureza na última terça-feira (04). A atividade teve a presença da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, do chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e da ministra interina do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli. Representando o prefeito Fabio dos Santos, participou o secretário municipal indígena Neoli Kafy Rygue Olibio, qual destacou a importância deste evento na área indígena (vídeo ao final). 

A Jornada, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR) e outros parceiros, faz parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o evento, Sônia Guajajara ajudou a semear três mil quilos de pinhão e juçara do ar. Além disso, iniciou-se o plantio de dois hectares em Sistema Agroflorestal Comunitário e foram distribuídos 100 kits produtivos.

Sônia Guajajara destacou a importância do evento e da união entre os povos para cuidar do meio ambiente. Ela também garantiu que se esforçará para atender às demandas apresentadas pelos líderes indígenas, que incluem melhorias na saúde, educação, moradia e agricultura.

A Terra Indígena Rio das Cobras é a maior do Paraná, com 19 mil hectares e 11 aldeias das etnias Kaingang e Guarani. Cerca de 1150 famílias indígenas vivem lá. Durante o evento, o cacique Angelo Rufino enfatizou a importância do plantio de pinhão e juçara para garantir o acesso a esses alimentos para as futuras gerações.

A aliança entre o MST e a Terra Indígena Rio das Cobras tem se fortalecido nos últimos anos. Durante a pandemia da covid-19, famílias do MST doaram alimentos às comunidades indígenas. A 2ª Jornada da Natureza é realizada pelo MST e pela Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP), com apoio de várias instituições.

Conheça a Jornada da Natureza

A 2ª Jornada da Natureza em Nova Laranjeiras contou com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Indígena e foi organizada pelo MST e pela Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e parceria com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Superintendência do Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (Incra-PR), Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Itaipu Binacional, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Secretaria Comunicação Social do Governo Federal, Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA), Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná (Crehnor), Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul (UFFS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Instituto Água e Terra (IAT) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Assista o comentário do secretário Neoli Kafy Rygue Olibio:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem